Quem somos?

Entidade autônoma, sem fins lucrativos, não governamental, sem vinculação religiosa e partidária, atuando com o propósito de melhoria da qualidade de vida da população.

A idéia do CAMPO surgiu em 1986 com um grupo de pessoas ligadas à pastoral operária, sindicalistas, professores, lideranças comunitárias, comprometidas com as lutas das comunidades da região. Em 1990, este núcleo de lideranças comunitárias da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto de Ação Cultural- IDAC organizaram-se enquanto entidade com o objetivo de atuar pela melhoria da qualidade de vida na região. Em 1992 que o CAMPO adquiriu sua sede própria contando com o apoio do IDAC que reformou e equipou uma casa no centro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Desde então, o CAMPO vem se tornando um espaço privilegiado na discussão dos problemas da Zona Oeste, com a presença de profissionais voluntários, prestando serviços de formação, informação e divulgação, no apoio a grupos organizados que visam a ação social.


O que fazemos?

Após um levantamento feito com o apoio do IBASE e IDAC sobre o perfil da Zona Oeste, foram identificadas várias necessidades e priorizamos três áreas para nossa atuação: Saúde, Educação e Juventude.


Saúde:

O CAMPO é uma das entidades parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementando o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS), contribuindo assim, com a melhoria da qualidade de vida da população e organizando a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) nas comunidades de baixa renda. O CAMPO tem a preocupação de discutir a inclusão social através da implantação, manutenção e ampliação do PSF, que têm o caráter de melhoria da qualidade de vida, levando saúde às comunidades vítimas pela desigualdade e pela exclusão social ainda existente, focalizando neste momento as áreas de alto risco social.


Educação:

Os projetos do CAMPO voltados para a educação, são marcados pela diversidade de ações, como o, MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos). Pré-Vestibular Popular, gratuito, dando maiores oportunidades para o ingresso no ensino superior à população da zona oeste, com a bagagem social e cidadã. O curso popular de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), objetivando a formação técnica, ética, envolvendo noções de cidadania. SUS e novo modelo de atenção básica em saúde possibilitarão aos participantes do curso, maior inserção no mercado de trabalho, tendo em vista, a preocupação do CAMPO na formação com qualidade.


Juventude:

Através do Centro da Juventude, que é um espaço onde acontecem muitas atividades; hip-hop, grafite, artes marciais, teatro, informática e outros. Ocorrendo esporadicamente ou até simultaneamente. Essa diversidade de atividades são totalmente organizada e disciplinada, abrindo espaço para que todos atuem segundo suas próprias motivações, ao mesmo tempo em que se articula entre si de forma coletiva.


Nossa Instituição

Dados Legais

Organização:
Centro de Apoio ao Movimento Popular Organização Social da Zona Oeste
CNPJ:
40.426.546.0001/23
Responsável Legal:
Antonio Felix Tavares
E-mail:
popular@campozo.org.br
Telefone/Fax:
55(21) 2415-6967 / 55(21) 2415-3654
Endereço:
Rua Camanducaia
Número:
430
CEP:
23052-140
Bairro:
Campo Grande
Estado:
RJ
Cidade:
Rio de Janeiro